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A História do Opala


O Chevrolet Opala foi o primeiro automóvel de passeio fabricado pela GM no Brasil, e foi produzido de 1968 a 1992.

Foi apresentado ao público brasileiro no salão do Automóvel de 68.

A carroceria do primeiro Opala foi inspirada no alemão Opel Rekord, mas com estilo e potência parecidas com as do americano Impala.

Em pouco tempo o carro caiu na graça dos brasileiros e se consagrou como um dos principais clássicos no país.



Fabricado até 1992, o modelo esteve nas garagens de grandes executivos , além de se tornar viatura e até ambulância com a versão perua, a Caravan. Dezessete anos, após o fim de sua produção, o modelo ainda arranca suspiro de colecionadores e admiradores.

Durante os 23 anos e cinco meses de produção contínua, passou por aprimoramentos mecânicos e modificações estéticas, sendo fabricado na cidade paulista de São Caetano do Sul - SP, até ao dia 16 de abril de 1992.

Durante o período em que esteve em produção, foram oferecidas paralelamente duas opções de motores ao Opala: 4 ou 6 cilindros, tanto para as versões básicas, quanto luxuosas ou esportivas.

Todos os motores usados no Opala foram derivados de motores da Chevrolet norte-americana.

Opala SS


Já o Opala SS foi lançado em 1971 para disputar o mercado de carros esportivos, e vinha com acabamento esportivo: volante de 3 raios, bancos individuais, câmbio de 4 marchas no assoalho, rodas esportivas, e pintura especial com faixas esportivas; em alguns anos também com capô e painel traseiro na cor preta.



O painel tinha um marcador de RPM com escala de 0 a 6000 rpm, com a faixa amarela sinalizando atenção de 4500 rpm a 5000 rpm e marcação em vermelho até o final em 6000 rpm — nos motores 250/S, o conta-giros marcava até 7000 rpm.

A versão SS foi oferecida com 4 portas somente em 71. Em 74 ganhou a opção do motor 2.5 (151) de quatro cilindros, que durou até 1980.

Em 76 estreava o motor 250/S com tuchos mecânicos (apenas nesse ano), e taxa de compressão elevada em 0,7 ponto, o que levou a revista Quatro Rodas a elegê-lo o carro mais veloz do Brasil, com 190,47 km/h, superando o Dodge Charger da Chrysler e o Maverick da Ford.

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